quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comida da Roça


Ha muitos anos não ia à Gonçalves, conheci pessoas maravilhosas como D. Dita, Cida, Vera Ribeiro, Dorotéia entre outros. Fui para ver o Festival de Gastronomia de Comida da Roça, e lá  fiquei com o pessoal Local. Tentando absorver um pouquinho de seu conhecimento, terra onde o inefável muda de significado.A receita é  TUDO NOS ZOIO, 1 copo de oleo nos zóio, farinha nos zóio, ovos nos zóio... adorei ver as pessoas que ficavam desesperadas para ESCREVER a receita e Da Dita só queria passar o conhecimento.
É nisso que acredito no conhecimento e não em receitas...
Fiquei reabastecida de causos, risos, simplicidade, tributos ao fogo e de mulheres poderosas e batalhadoras. Foi um prazer.
 Pena que o progresso e o turismo tenho trazido com ele gente ruim e poderosa. Restaurante de alto luxo no centro da cidade, com a arquitetura e preços totalmente distoantes da roça. Sem falar no menu do festival. As pessoas falavam do risoto maravilhoso. Mas eu pensava comigo que risoto como em casa, ou nos restaurantes costumeiros, fui lá para o Festival de Comida da Roça!!! E na Roça se come o que???? Frango caipira? Inhame?A truta de gonçalves??? As Leitoas, até carneiro???!!!Senti falta da identidade desta cidade que há tempos frequentei.
Senti falta do sabor forte, do colorido, do amor que a roça tem.
Eu pelo menos não sou a favor do progresso que descaracteriza as origens da cidade.
E o pior tem gente que quer construir um Resort!!!Em Gonçalves ??? Tem muita gente infeliz e oprimida com o turismo que não só ajuda mas impõe um ritmo que com CERTEZA DE ROÇA NÃO TEM NADA!!!!
Qume já foi e amava Gonçalves de antigamente se manisfeste, ajude no face ou qualquer meio...
Gostaria de levar meus filhos para comer muito biscoitão, broa na palha de milho... roça com alma e futuro!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário